segunda-feira, 29 de julho de 2013

Amamentação

Olá mamães!!!

Tinha prometido fazer um post sobre amamentação já a algum tempo..vamos lá?

Então como algumas de vocês já sabem, sou Fonoaudióloga e como tal, não poderia deixar de colocar aqui nesse post um pouquinho do nosso ponto de vista sobre amamentação.
O Fonoaudiólogo atua no ambiente hospitalar em diversos ambientes, inclusive no Alojamento Conjunto e UTI Neonatal. Vou me ater aqui somente no Alojamento Conjunto, pois nossas atividades na UTI Neo fogem ao meu objetivo aqui, ok?
No Alojamento Conjunto, onde as puérperas estão à espera da alta médica, nossa função é basicamente reforçar a importância do aleitamento materno, reforçando assim o intercâmbio entre mãe, bebê e os demais familiares, em geral o pai.
As orientações sobre a amamentação devem ser iniciadas no período pré-natal e ter continuidade no pós-natal, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê, corrigindo assim ideias erradas que as mamães possam ter a esse respeito.
A amamentação é MUITO importante para a saúde da comunicação, especificamente no crescimento e desenvolvimento craniofacial, no plano ósseo, muscular e funcional, assim como no desenvolvimento da linguagem. As funções de deglutição e respiração são beneficiadas pela amamentação, propiciando o crescimento e desenvolvimento da mandíbula e maxila, além de estimular a respiração nasal do recém-nascido.
Algumas orientações:

  1. É IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS ANTES DE DAR DE MAMAR;
  2. AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NOS 6 PRIMEIROS MESES DE VIDA;
O leite materno é considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional, imunológico e psicológico. Protege o RN contra infecções, previne a obesidade, reduz a frequência dos estados alérgicos, edemas e cólicas intestinais, diminui a frequência de diabetes juvenil e linfomas, além de desenvolver a musculatura que falei acima.
O leite materno é completo, ou seja, o bebê NÃO precisa de qualquer tipo de complemento, como chá, suco, água, etc. Após os 6 meses de idade a amamentação deverá ser complementada, mas a mãe pode continuar amamentando até os 2 anos de idade. O leite materno é prático, baixo custo, está sempre pronto, limpo e quentinho.

    3. MELHOR POSIÇÃO;
 A melhor posição para amamentar é aquela em que você se sente mais confortável. Não tenha pressa, deixe o bebê sentir o conforto do contato com o seu corpo.

    4. O ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVE CAUSAR DOR;
Esta é uma das causas mais frequentes do desmame precoce. Problemas na mama, como ingurgitamento mamário, fissuras e mastites fazem com que muitas mães desistam do aleitamento.

   5. ALTERNAR AS MAMAS;
Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. Espere ele esvaziar uma mama e depois ofereça a outra se ele quiser. O leite do fim da mamada tem mais gordura e é ele que matará a fome e fará com que o bebê ganhe peso. No inicio da mamada o seu bebê irá saciar a sede. Por isso, uma mamada não deve durar menos que 5 minutos e mais de 30/40 minutos, para evitar gasto calórico e energético desnecessário. No início da mamada, a sucção será com mais força, fazendo com esse seio esvazie, se possível comece a próxima mamada com o outro seio, para que ambos possam ser esvaziados, não prejudicando na produção do leite.

   6.PEGA CORRETA;

  • o bebê abre bem a boca;
  • abocanha quase toda a aréola;
  • mantém a boca bem aberta e acoplada ao seio;
  • lábios evertidos (boca de peixe);
  • queixo do bebê encosta no seio;
  • fica mais visível a aréola na parte de cima do que debaixo da boca do bebê;
  • o bebê suga, respira e engole de forma natura e coordenada;
  • sucções lentas e profundas;
  • mão em formato de "C" apoiando a mama;
  • língua do bebê em contato com a gengiva inferior;
  • bochechas do bebê ficam arrendondadas;
  • bebê fixo no seio, sem escorregar.



  Outros sinais de boa pega são as contrações uterinas, a mãe pode sentir cólicas, mas essa é difícil ser percebida, porém é interessante lembrar que amamentar faz o útero se contrair e voltar próximo ao que era; o seio do lado oposto pode "vazar".

  7. QUANDO A PEGA NÃO ESTÁ CORRETA;

  • o bebê abocanha só o mamilo;
  • o bebê não encosta o queixo;
  • a mãe sente dor na amamentação;
  • bebê com bochechas encovadas;
  • lábio inferior não fica evertido;
  • o bebê não deve fazer barulho enquanto mama.
 8. POSIÇÃO DO BEBÊ;

Existem 4 posições clássicas, são elas:

  • deitar e colocar o bebê em posição paralela ao seu corpo;
  • colocar o bebê de "cavalinho" em uma das pernas, deixando-o de frente para o seio (muito interessante para quem tem seios grandes);
  • segurar o bebê no colo na posição "barriga com barriga"; 
  • segurar o bebê passando por debaixo do braço, do mesmo lado do seio em que está mamando, usando uma cadeira ou sofá (muito útil para quem precisa amamentar gêmeos ao mesmo tempo).
 9. DURANTE A AMAMENTAÇÃO PODEM SURGIR PROBLEMAS COMO:

  1. Rachadura no bico dos seios - geralmente ela é uma consequência da pega incorreta. Se o bebê abocanha somente o bico do seio e não grande parte da aréola, a mãe sente dor e consequentemente o seio pode vir a rachar, além do fato de não sair leite suficiente e o bebê precisar fazer mais força na sucção.
  2. Seios empedrados - também é uma consequência da pega incorreta. Como foi dito no item anterior, se o bebê pegar somente o bico do seio, a ordenha não será feita de modo correto, levando ao endurecimento dos seios, já que não há a estimulação das glândulas excretoras do leite. O seio empedrado fica bastante dolorido, podendo ocasionar febre.
  3. Pouco leite - não há o que se preocupar. Se o seu bebê está engordando, com toda certeza seu leite está sendo o suficiente para ele.
  4. Leite fraco - MITO. Isso não existe!!!!!! O leite materno é simplesmente perfeito para o bebê, não precisando ser complementado até os 6 meses de vida.
  10. VANTAGENS PARA O BEBÊ;

Criança que mama têm menos risco de sofrer de problemas respiratórios, infecções urinárias ou diarréias. O bebê bem amamentado terá menos chances de desenvolver diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

  11. VANTAGENS PARA AS MAMÃES;

A mulher que amamenta tem menos chances de contrair câncer de ovários e de mama. Amamentar também ajuda a voltar ao peso normal mais rápido.

Amamentar é benéfico para ambas as partes. 


 Então é isso meninas, espero que gostem.

Beijos



16 comentários:

  1. Adorei saber um pouco mais!
    Meu sonho é poder amamentar minha filhota até quando ela quiser! rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lalah...o meu também é! Sou super adepta da livre demanda!
      Beijos

      Excluir
  2. Se Deus quiser a única vaca a fornecer leite pra minha cria serei eu...
    Gostei muito, Tita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk...aqui em casa também!!! Se Deus quiser!

      Que bom que gostou.
      Beijos

      Excluir
  3. Legal, Tita! Interessante que acabei de ler um arquivo que tinha aqui guardado sobre os malefício da chupeta em substituição ou complemento do seio.
    Outro dia fui visitar uma amiga e ela me contou que a médica mandou regrar as mamadas, pq o bebe tava querendo muito peito. Resultado? Ele so anda com o dedo na boca. Eu agüento com isso?? Afff...
    Viva a Livre Demanda!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIVAAAAAA!!!!!!!!! É muito ruim mesmo Nana, e o dedo é ainda pior, pois a chupeta você fura ou esconde. E o dedo?!?!?! Como faz? Se for ainda bebê colocamos luva, porque eles já chupam os dedinhos ainda na barriga, mas quando já são um pouco crescidinhos é mais complicado. Quanto a chupeta, não sou muito radical não...mas tudo tem limite, sou contra a dar chupeta quando a criança "cospe" por exemplo. Se ela não quer, deixa ela sem, não precisa forçar, e dormir com a chupeta também. Dormiu? Tira.
      Por aqui será Livre Demanda se Deus quiser!!!! O Biscoitinho só conhecerá bico de mamadeira depois dos 6 meses!rsrs
      Que bom que gostou! Beijos

      Excluir
    2. Mas sabe, Tita, que nesse artigo que eu li falava que o dedo não é tão ruim quanto a chupeta? O dedo seria mais anatômico, não faz não sei o que lá com a posição da língua, enfim. E que a criança bem amamentada tende a largar o dedo naturalmente.
      Eu morria de medo de dedo, pq chupei até os 8, 9 anos. rsrs Mas fui desmamada aos seis, dá um desconto... rsrs
      Enfim, se quiser o artigo, me manda um email. aloucadobebe@gmail.com.

      Excluir
    3. Claro, mandarei um email sim...
      Mas ainda discordo!!!hehehe O dedo exerce uma força contra o palato (céu da boca) além de impulsionar os dentes superiores para frente...mas, é questão de ponto de vista..rsrs
      Beijos

      Excluir
    4. Sim, sim! Parece que a longo prazo os dois são ruins. Eu sou prova viva, tenho a mordida aberta por conta do bendito (tããão totosinho, ô saudade. hahah).
      Mas no curto prazo, que seria o tempo de uma criança bem amamentada deixar o dedo ou a chupeta, parece q o dedo seria melhor. Enfim, vê lá o artigo e me dá um parecer, por favor?? rsrsrs

      Excluir
    5. hehehehe..morro contigo!!!kkkkkk
      Mas pode deixar que assim que eu ler o artigo digo o que acho...bjos

      Excluir
    6. Reli meu comentário acima e pareceu que eu fui desmamada aos seis anos. Quisera eu! Fui desmamada abruptamente aos seis meses. :/
      Beijo!

      Excluir
    7. Tranquilo Nana....eu tinha entendido. Eu que nem fui amamentada no seio? Infelizmente minha mae nao produziu leite :/
      Ja tive muito medo que isso acontecesse comigo. Quero poder amamentar muito o meu pequeno ou pequena!
      bjos

      Excluir
  4. Adorei o post, tem gente que fala que precisarei dar nam para complementar a amamentação, mas pelo que vc coloca no post até os 6 meses não precisa, e tb acho que o leite alimenta sim !!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa não Suzy...além do que nam não é nada barato, e o leite materno é de GRAÇA... A menos que depois na consulta com o pediatra ele diga que o bebê ganhou pouco peso ou não ganhou peso, mas esse é outro caso. Fora isso, não precisa de complemento, o leite materno é o suficiente! Já ouvi isso aqui também...mas nem ligo.
      Fico feliz que tenhas gostado,
      Beijos

      Excluir
  5. Tita, ótimo post, adorei as posicoes!
    Minha sobrinha tem 9 meses e até os 6 foi só amamentada no peito e em livre demanda. Depois minha cunhada voltou a trabalhar meio turno e desde entao enquanto a mae tá fora ela toma LA se nao tiver comido muito bem, mas nao é na mamadeira, é ou num copinho com bico de silicone mais rígido ou no copo normal mesmo. Pretendo fazer igual, por mim mamadeira nao entra na minha casa.
    Essa semana fui visitar um bebezico, ele nasceu muito pitoquinho (placenta calcificada) e nao pegou no peito primeiro pelo baixo peso e depois deve ter sido pelo costume da mamadeira mesmo. A mae só conseguiu ordenhar até as 8 semanas dele, e agora é só LA. Gente, sério que alguém acha mamadeira mais prática?! Achei uma trabalheira danada, enquenta a água, mede a temperatura, mistura (e enquanto isso bebe se esguelando) e depois ainda estereliza tudo. Fora o preco do leite e dos acessórios.
    Fico muito feliz que hoje tem LA de boa qualidade, mas pra mim é como cesariana, somente pra quem precisa. As versoes naturais sao muito melhores!
    Bjs,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Elisa...
      Vou te falar que tem MUITA gente que acha mamadeira mais prática...acho que por falta de informação mesmo, tem gente que acredita que amamentar faz o seio "cair" e aí prefere as mamadeiras. Infelizmente!
      Beijos

      Excluir

Por favor, inscrevam-se para que eu não fique falando sozinha..rsrsrs
Obrigada por comentar.....
Beijinhos